Foram intensificados, durante o período de vigência do estado de emergência, o apoio e o acompanhamento à população através da Divisão de Ação Social e Educação da Câmara Municipal de Penacova, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil e com as Juntas/Uniões de Freguesia do Concelho.
Durante este período foram sinalizadas e identificadas cerca de 650 situações que levaram à intervenção dos serviços do município, destacando-se o apoio e acompanhamento aos utentes do serviço de Teleassistência. “Neste caso concreto”, sublinha Sandra Ralha, vereadora da Ação Social da autarquia, “para além de pretendermos saber exatamente quais as dificuldades e as necessidades sentidas, pretendemos, igualmente, criar um sentimento de proteção e de conforto, já que os utentes deste serviço são idosos que, em circunstâncias ditas normais, vivem já em isolamento social e geográfico.”
Sandra Ralha refere ainda que “durante o estado de emergência a nossa principal preocupação foi suprir as necessidades mais prementes dos que nos solicitaram ajuda. Analisámos caso a caso e contámos com o auxílio dos agentes locais. Identificámos e resolvemos, durante este período, diversos problemas na área da ação social escolar e no apoio à natalidade, mas o que foi determinante para o bem-estar das famílias que nos procuraram foi a entrega e atribuição de bens alimentares, a atribuição de apoio financeiro para aquisição de bens de primeira necessidade e de apoio financeiro para pagamento de renda ou para pagamento de medicamentos durante três meses. No caso dos medicamentos articulámos, com as Farmácias locais, a sua entrega, aos mais idosos, tendo o município colocado o seu serviço de transportes a realizar esse serviço. Com as IPSS’s articulámos respostas de apoio domiciliário a idosos que nalguns casos inclui serviço de refeições.”
A Linha de Apoio Psicológico da autarquia, que dava os seus primeiros passos, rececionou durante este período novos pedidos de apoio e aconselhamento, encontrando-se em curso o acompanhamento à distância de utentes. Sandra Ralha salienta que “este serviço da autarquia tem também prestado apoio e aconselhamento psicológico aos Bombeiros Voluntários que, aqui, em Penacova, estão na primeira linha de intervenção e têm conseguido criar uma forma de comunicação muito consistente com a população de forma a que consigamos fazer chegar a diferentes públicos orientações, sugestões e estratégias específicas que não podem ser iguais para os pais de um bebé de meses ou para os pais de um adolescente, ou para um idoso, ou para alguém que trabalha no atendimento, por exemplo.”
Humberto Oliveira, conclui salientando que “não é por o Estado de Emergência ter terminado que vamos levantar a guarda, este é um período crucial para que possamos vir a retomar a normalidade. Todos os cuidados e apoios prestados serão poucos, temos que estar cem por cento alerta e temos sobretudo que olhar por aqueles que não conseguem pedir ajuda, pelos que para além de isolados, estão sós. Para além de alerta, temos mesmo que estar muito atentos, é essa agora a nossa maior missão”.