O apoio financeiro da Câmara de Penacova à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova (AHBVP) ultrapassa, este ano, os duzentos e cinquenta mil euros.
Trata-se de um aumento de trinta por cento em relação a 2023 muito por força da disponibilidade do município em cofinanciar a criação de uma terceira EIP – Equipa de Intervenção Permanente.
As EIP são financiadas, em partes iguais, pelos municípios e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. São constituídas por cinco elementos e asseguram, em permanência o combate a incêndios, o socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes e, em segunda intervenção, no âmbito da urgência pré-hospitalar.
A AHBVP dispõe atualmente de duas Equipas de Intervenção Permanente e poderá ter, em breve, uma nova equipa – “assegurámos logo no início do ano a disponibilidade financeira para uma nova EIP. Achamos que uma nova equipa vai aumentar a eficácia e grau de prontidão dos bombeiros. Sem dúvida que Penacova tem um excelente corpo de bombeiros, mas as EIP são de grande utilidade tendo em conta as especificidades do nosso território, sobretudo, a extensão da mancha florestal. Estamos em sintonia com a direção e comando, sabendo que terá de ser a ANEPC a validar a sua criação”, esclareceu o presidente da autarquia.
Com a criação da terceira EIP, o montante de cofinanciamento municipal cresce para os cento e quarenta mil euros.
A Câmara e AHBVP, representadas pelo presidente da autarquia, Álvaro Coimbra e pelo presidente da direção da associação, Ricardo Simões e comandante da corporação, Vasco Viseu, assinaram também um protocolo de colaboração que prevê um apoio financeiro anual ao funcionamento e atividade do corpo de bombeiros de setenta mil euros, e o montante de quarenta mil euros para apoio ao investimento.