A nova fase de funcionamento do BUPi (Balcão Único do Prédio) está a levar o balcão junto às pessoas, através de um serviço itinerante que anda a percorrer as várias freguesias do concelho de Penacova para esclarecer a população e intensificar o mapeamento e registo cadastral simplificado de prédios rústicos e mistos.
Os munícipes ficam com o registo do prédio e da realização da georreferenciação dos prédios com matrizes rústicas e mistas, sendo que está ainda previsto para que, a breve prazo, seja possível consultar, atualizar e imprimir informação atualizada e detalhada sobre uma determinada parcela, em tempo real e a qualquer momento.
Para efetuar a respetiva georreferenciação/localização, os proprietários deverão fazer-se acompanhar pelo cartão de cidadão, respetiva Caderneta Predial com o número das matrizes que pretende realizar e indicar ao técnico do município a localização da propriedade, delimitando-a em mapa, de forma a concluir o processo ou, em alternativa, aceder ao BUPi online em www.bupi.gov.pt.
Finalizadas as ações na União das Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego, o balcão está, agora, até dia 25 de junho, na União das Freguesias de Friúmes e Paradela, exceto ao fim de semana.
O Município de Penacova lembra que este é um processo gratuito, que permite mapear, entender e valorizar o território de uma forma simples e prática, possibilitando um melhor ordenamento do território, uma valorização de recursos e identificação dos proprietários.