Tiveram lugar, esta semana, em Penacova, as primeiras iniciativas programadas no âmbito da candidatura “Marcos Históricos – Invasões Francesas – A Encruzilhada do Bussaco”, integrada na “Programação Cultural em Rede”.
Aliando a excelente tradição gastronómica do concelho ao período das invasões francesas, o convite foi para recuar a 1810 e degustar os menus típicos daquele período. Com a Batalha do Bussaco sempre presente, sete restaurantes, aderiram ao repto da autarquia e ofereceram uma carta especial composta por dois menus, o menu Oficiais e o menu Povo, sempre com duas opções de prato principal e doçaria conventual como sobremesa.
A fim de enquadrar os visitantes na temática, os restaurantes foram decorados com motivos alusivos à época, os menus dispunham de informação histórica que contextualizava a seleção das ementas e durante todo o período em que decorreu a Mostra Gastronómica, figurantes envergando trajes de época, interagiram com os participantes dando um maior realismo ao evento temático.
João Azadinho, Vice-Presidente da autarquia e Vereador com o Pelouro da Cultura, refere a importância de iniciativas agregadoras como esta, em que os saberes e os sabores de um povo, se aliam à tradição histórica e gastronómica, que muito nos honram. Temos uma herança cultural muito forte, que se materializa, na nossa cultura gastronómica, na nossa doçaria conventual e, é em momentos inovadores como estes, em que a partir de uma temática de época, dinamizamos a restauração local e percebemos que movimentamos centenas de pessoas que se deslocaram para provar algo diferente. Fizemos um balanço, a partir de um questionário que os participantes tiveram oportunidade de preencher e estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado que, estamos certos, nos levará a pensar numa nova edição.