No ano de 2019, os resultados financeiros do Município de Penacova foram positivos. O resultado líquido positivo ascendeu aos 781.478 euros. O documento com as contas foi aprovado pela Assembleia Municipal, com os votos favoráveis do PS e da CDU e os votos contra do PSD, à exceção dos presidentes de junta social-democratas, que se abstiveram.
Humberto Oliveira considera que “a gestão do município tem sido séria, competente e equilibrada, aplicando recursos no desenvolvimento e no robustecimento das suas potencialidades, procurando ao mesmo tempo investir na cultura, na educação, na qualidade de vida, nas acessibilidades, no saneamento e na proteção social da comunidade”.
De acordo com o relatório de contas, a autarquia diminuiu as suas despesas correntes, contribuindo para esta redução a poupança em mais de 620 mil euros em fornecimento e serviços externos. Destaca-se também o aumento dos investimentos realizados em 2019, que se cifraram em mais de quatro milhões e meio de euros.
O autarca considera que “Penacova é um município moderno, seguindo as melhores práticas europeias e com boa saúde financeira. Entre os investimentos a decorrer contam-se a requalificação do emblemático Parque de Ténis, o saneamento em Chelo/Chelinho e Telhado e o Centro Educativo de Figueira de Lorvão. Em breve vão ter início as pavimentações na freguesia de Carvalho e a requalificação da Casa das Artes, no edifício do Antigo Tribunal, junto aos Paços do Concelho. Quanto ao passivo, Humberto Oliveira referiu na sua intervenção na Assembleia Municipal que o Município “está bem melhor” do que nos mandatos anteriores a este Executivo liderado por si.
Com as contas positivas, refere Humberto Oliveira, “o Município de Penacova pode encarar o presente e o futuro com maior confiança, podendo dar resposta a desafios importantes como a transferência de competências nas áreas da saúde e da educação, bem como a implementação de medidas que estão em curso para mitigar as consequências do Covid-19”.