No âmbito do Plano de Ação da Rede Social de Penacova, para o ano de 2019, a Câmara Municipal em parceria com a Fundação Mário da Cunha Brito, assinalou, em São Pedro de Alva, o Dia Internacional do Idoso.
No decorrer desta comemoração, realizou-se a 1ª Feira ViverMais. Rastreios de visão e saúde oral, uma ação de sensibilização e prevenção ministrada pela GNR, consultoria de beleza e imagem, aula de bodydance, atendimento psicossocial, apresentação pela ABAADV – Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual de terapia assistida por animais, bem como a apresentação de novas tecnologias ao serviço da população senior e dos seus cuidadores, foram algumas das atividades presentes nesta iniciativa. Um café convívio na Casa do Povo de São Pedro de Alva e a atuação de um grupo de Fados de Coimbra encerraram, em festa, este dia.
Presente no evento, a Vereadora do Pelouro da Ação Social, Sandra Ralha, fez-se acompanhar pelo Presidente Executivo da Fundação Mário da Cunha Brito, Ernesto Coelho, pelo Coordenador do CLDS – 4G, Luís Francisco e pelos dirigentes e técnicos das IPSS’s do concelho, participantes na iniciativa.
Sandra Ralha, que assumiu o Pelouro da Ação Social da autarquia em 2017, dirigiu-se a todos os presentes, saudando os técnicos e dirigentes, pelo trabalho extraordinário que desenvolvem em prol do bem-estar da população senior. Assumindo que o envelhecimento ativo é determinante nos dias de hoje, salientou que uma das principais prioridades, deste Executivo, para esta faixa etária, “é a promoção de ações que permitam diminuir a fragilidade social, prevenir e combater o isolamento, proporcionar oportunidades de convívio, como esta que hoje, nesta data tão especial, estamos a promover em parceria com a Fundação Mário da Cunha Brito”.