A câmara de Penacova organizou uma sessão pública, na associação da Carvoeira, para apresentar o projeto de valorização dos Penedos da Carvoeira.
A intenção é, segundo o presidente da autarquia, Álvaro Coimbra, tornar o local acessível e visitável por todos – “atualmente só os mais aptos fisicamente conseguem lá chegar. Ou através de um trilho, ou de um caminho florestal bastante acidentado. A beleza da paisagem é tão arrebatadora que todos devem poder disfrutar dela.”
Na sessão pública, esteve presente, o arquiteto paisagista, Ricardo Ventura, que sintetizou os objetivos do projeto – “é um dos sítios mais esplêndidos de Penacova, sem sombra de dúvida, que merece ser aproveitado. O contexto natural, junto ao vale do Mondego, é de grande relevância e por isso pensámos numa intervenção que, sem interferir com a beleza natural, vai enriquecer o local.”
A proposta que está a ser estudada integra acessos rodoviários, através da reabilitação e alargamento de um caminho já existente, um edifício para receção, parque de estacionamento e parque de merendas.
A grande atração do projeto consiste na criação de dois miradouros, nos dois maiores rochedos, facilmente reconhecidos, hoje em dia, pela janela e pela réplica de uma avioneta que ali estão colocados.
Segundo Ricardo Ventura, responsável pelo projeto, a escolha dos equipamentos tem em linha de conta o contexto do próprio espaço – “os pontos de luz serão a energia solar e todas as estruturas serão em plástico reciclado. Será um projeto inclusivo com a possibilidade de os visitantes com mobilidade reduzida poderem experienciar os percursos através da realidade virtual.”
A valorização dos Penedos da Carvoeira faz parte da aposta estratégica do município num turismo de natureza e paisagem – “o posicionamento de Penacova é claro. Queremos amplificar a oferta de experiências na área do turismo ativo, do “wellness”, dos passeios pedestres, do contacto com a natureza. A grande atração deste projeto serão os dois miradouros a criar nos dois rochedos imponentes”, afirmou Álvaro Coimbra.
A sessão de apresentação serviu para ouvir sugestões e opiniões dos habitantes locais e dos operadores da área do turismo.
O projeto de valorização dos Penedos da Carvoeira que a câmara de Penacova pretende candidatar à linha de financiamento “+ Interior Turismo”, do Turismo de Portugal, conta com a parceria da CIM – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.