Orçamento Participativo reúne proponentes vencedores de 2016

A equipa do Orçamento Participativo de Penacova reuniu esta quinta-feira com o gabinete veterinário, com o arquitecto do projeto e com os proponentes vencedores da edição do OP 2016 com o projeto “Construção de um Canil/Gatil”.

A reunião pretendeu dar a conhecer a todos as partes a fase em que se encontra a obra em questão, prestando informações sobre a evolução do processo de construção. Desta reunião saíram marcações de futuros encontros, com vista ao acompanhamento do processo, na qual a Direção Geral da Veterinária (DGV) tem importante tarefa para debater todos os requisitos legais para a construção do canil/gatil. A mesma entidade sugeriu uma visita ao canil camarário de Pombal, para elucidar de diversos aspetos relevantes num edifício desta natureza.

João Azadinho, Vice-Presidente da autarquia, sublinhou que “o projeto vencedor tem uma vasta complexidade, sendo que obedece a regras e normas legais que não podem, nem devem ser descuradas”. Numa fase em que o projeto arquitetónico vencedor de 2016 está praticamente concluído, João Azadinho lança o repto para o Orçamento Participativo de 2017 com uma novidade, “este ano haverá, no mínimo, dois projetos vencedores, pois cada vez mais a voz dos munícipes é importante e deve ser tida em conta, dado que todos juntos vamos continuar a construir uma Penacova melhor e mais desenvolvida”.

Para a edição de 2017, o executivo municipal aumentou o valor atribuído ao Orçamento Participativo de 75.000 euros para 100.000 euros, visando dar espaço aos projetos dos cidadãos (cada projeto não poderá ascender os 50.000€).

 

A RECORDAR:

A anterior edição do Orçamento Participativo de Penacova, lançada pelo Executivo presidido por Humberto Oliveira, destinou 75 mil euros para atribuir a um projeto votado pela população, contou com 2356 votos expressos. O anúncio dos resultados foi apresentado em 10 de outubro. O projeto vencedor desta edição foi a “Construção de um Canil e Gatil” que está em fase de implementação e tem como principal objetivo promover a adoção de cães e gatos que são recolhidos pelo Município. Foram 170 as propostas apresentadas, das quais 34 as escolhidas pelos cidadãos para análise técnica por parte dos serviços técnicos do município.