O Município de Penacova e a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego vão apresentar, na próxima sexta-feira, dia 17, em Lorvão, os projetos aprovados no âmbito do aviso “Renovação de Aldeias”, do DLBC/Rural LEADER AD ELO.
Ao todo, são oito as candidaturas aprovadas, num montante de investimento de cerca de 560 mil euros, correspondendo a um apoio público de cerca de 450 mil.
Os projetos agora apresentados têm como objetivo principal a preservação e valorização do património cultural, bem como a dinamização das comunidades e coletividades locais, onde as populações possam desenvolver atividades culturais e desportivas.
A requalificação da sede da Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, a criação de uma rota do pão na União de Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego, a recuperação e beneficiação do pavilhão da União Desportiva Lorvanense, o restauro da capela da Carvoeira, a reabilitação da sede do Mocidade Futebol Clube, o restauro de um forno comunitário e edifício de apoio pela Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão, a requalificação do pavilhão da Casa do Povo de São Pedro de Alva e a recuperação de um moinho de vento pela Associação de Agricultores e Melhoramentos do Lugar de Gavinhos são os oito projetos aprovados.
Para o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra, “o empenho da autarquia na mobilização e apoio às associações para que avançassem com candidaturas deu resultado e estamos todos de parabéns”. No âmbito da AD ELO, realça o autarca, “fomos o município com mais projetos aprovados”.
A sessão de entrega de contratos ocorrerá, no dia 17 de março, pelas 18.30 horas, na seda da Filarmónica Boa Vontade Lorvanense.