José António Stréna, Carolina Correia, Mariana Nunes e Raquel Oliveira são os vencedores da 6ª edição do concurso de pintura e desenho “Prémio Martins da Costa”, revelou, ontem, o Município de Penacova, em cerimónia que antecedeu a inauguração de uma exposição, na Casa das Artes Martins da Costa, que reúne todas as obras premiadas desde o início do certame.
O “Prémio Martins da Costa” é uma iniciativa do Município de Penacova que tem como principais objetivos dinamizar e incentivar a cultura e as artes, através da criatividade nas áreas da pintura e do desenho, tendo como temas obrigatórios o “Vale do Mondego e Penacova” e “Vida e Obra do Pintor Martins da Costa”.
Martins da Costa, um dos maiores vultos da pintura portuguesa do século XX, estudou pintura na Escola de Belas Artes do Porto e viajou por todo o mundo. No entanto, escolheu Penacova para construir a sua casa-ateliê e viver a última etapa da sua vida.
O artista pintou Penacova de vários ângulos e de um modo muito próprio, tendo desta forma contribuído para mostrar este local, bem como a sua beleza para o exterior.
Em sua memória, decidiu o Município de Penacova instituir o concurso de pintura e desenho “Prémio Martins da Costa”, com o objetivo de incentivar e premiar a criatividade na área da pintura e desenho, bem como fomentar Penacova como catalisador artístico que teve como pioneiro Martins da Costa.
Este ano, na categoria de “Público em geral”, conquistaram menções honrosas as artistas Cristina Maria Margalho Martins e Maria Vitória Alves Correia. O vencedor foi José António Stréna.
Na categoria “Alunos do 3º ciclo”, o júri atribuiu menções honrosas às obras apresentadas por Laura dos Reis Pereira e Juliana Capela e o primeiro prémio a Carolina Correia.
Na categoria “Alunos do ensino secundário do curso de Artes Visuais”, foram atribuídas menções honrosas a Camylle Palheiros e a Inês Fernandes. A vencedora foi Mariana Nunes.
Na categoria “Alunos do ensino superior artístico e artistas plásticos em geral”, o júri distinguiu, com menções honrosas, Diogo Miguel Soares e João Carlos Gonçalves Sobreira. A vencedora foi Raquel da Silva Oliveira.
No final da cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores nas quatro categorias a concurso, foi inaugurada a exposição “Prémio de Pintura Martins da Costa 2017-2024”, que reúne todas as obras premiadas desde a primeira edição do concurso até ao presente. A mostra de arte não tem obras de 2020 e 2021 uma vez que o concurso não se realizou nestes dois anos devido à pandemia da Covid-19.
A exposição, de acesso livre, vai estar patente ao público, na Casa das Artes Martins da Costa (junto ao edifício da Câmara Municipal de Penacova), até final de setembro.
A operação “Recuperação do Antigo Tribunal de Penacova” foi co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Portugal 2020 e do Centro 2020.