Já estão encontrados os finalistas que irão representar a Região de Coimbra no Concurso Nacional de Leitura, que decorrerá em Lisboa.
Realizou-se em Penacova a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. Num dia repleto de atividades, foram duas as fases de seleção dos representantes para a final nacional. Da parte da manhã realizaram-se as provas escritas, das quais resultaram três participantes, que da parte da tarde mostraram a sua destreza na prova oral.
O Concurso Nacional de Leitura (CNL) constitui o maior evento de promoção da leitura dirigido aos estudantes portugueses, que vai do 1º ciclo ao Ensino Secundário, envolvendo escolas e bibliotecas públicas municipais de todo o País.
O júri, composto pelo Escritor, Ricardo Mota, Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís em 2015; pelo Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Luís Reis Torgal; e pela Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Penacova, Sandra Ralha; tiveram a responsabilidade, nesta sempre árdua tarefa de eleger os representantes da Região de Coimbra na final nacional em Lisboa.
Assim, num auditório repleto de “Ronaldos” dos livros, destacaram-se em:
1º lugar
1º CEB - Carolina Órfão – AE Condeixa
2º CEB - Sofia Santos - EB Alice Gouveia, Coimbra
3º CEB - Mariana Monteiro - EB Martim de Freitas, Coimbra
Secundário - Samantha Correia - AE Lousã
2º lugar
1º CEB - Tomás Martins - Figueira da Foz
2º CEB - Maria Inês Lopes - Figueira da Foz
3º CEB - Beatriz Diogo - AE Condeixa
Secundário - Tomás Travelho - AE Mira
Menção Honrosa
1º CEB – João Pedro Cainé – AE Mira
2º CEB – Lara Mendes – AE Miranda do Corvo
3º CEB – Carolina Rodrigues – AE Miranda do Corvo
Secundário – Maria Leonor Vasconcelos – Oliveira do Hospital
Os dois primeiros classificados de cada nível de ensino foram os eleitos para representarem a Região de Coimbra na Fase Nacional.
Esta iniciativa contou ainda com inúmeros momentos de lazer e culturais, por parte da Companhia de Teatro Experimental de Poiares, da Companhia de Teatro Catrapum Catrapeia e da Escola de Artes de Penacova.