Problemática do javali debatida em sessão de esclarecimento

O ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e o Município de Penacova organizaram ontem, na Casa das Artes Martins da Costa, uma sessão de esclarecimento sobre a problemática do javali.

Nesta ação dirigida a associações de caçadores, autarcas e público em geral foi feito um ponto de situação das recentes alterações à lei da caça que, perante o aumento exponencial do javali, vem aumentar os períodos em que é possível caçar esta espécie.

Na sessão dirigida por Sofia Sousa, chefe de divisão do ICNF foram prestados esclarecimentos sobre a utilização da plataforma informática "Rubus" e abordadas questões práticas relacionadas com a atividade da caça.

Durante a sessão, o presidente da câmara, Álvaro Coimbra anunciou a criação, para breve, do Conselho Cinegético Municipal, órgão consultivo que reunirá representantes das associações de caçadores, agricultores, defesa do ambiente, autarcas de freguesia e ICNF.

Tendo em conta a atual situação de descontrolo da população de javalis, com efeitos negativos na atividade agrícola, o autarca instou o ICNF e o estado a reduzirem para um valor simbólico, as taxas inerentes à atividade, para que as associações de caçadores possam intensificar as suas ações no terreno.