Foi ontem apresentado à comunidade, no Agrupamento de Escolas de Penacova, o trabalho final do Projeto “Cozinha Tradicional vs Cozinha Experimental”, pelas alunas de 12º ano, Alexandra Maia, Denisa Amado, Joana Fernandes e Rita Alves, coordenado pelas docentes Fátima Carvalho e Margarida Figueiredo.
Com o espírito de enaltecer os produtos de origem penacovense e ligar a escola à comunidade, surgiu a ideia de, utilizando as técnicas da gastronomia molecular, criar uma entrada tendo por base um arroz de lampreia desconstruído aliado a uma estética que lembrasse o rio, a barca serrana e o nevoeiro caraterístico da zona, e um doce “menos calórico” possível de degustar por diabéticos numa embalagem que divulgasse o património cultural e arquitetónico do Concelho.
O projeto, além de integrar os saberes científicos adquiridos nas aulas de Química e Biologia ao longo do seu percurso académico e perceber os processos envolvidos na culinária, tentou juntar a inovação e criatividade para promover a cultura, história e tradições gastronómicas no sentido de preservar a identidade regional.
Este projeto foi desenvolvido no âmbito do concurso “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização” da Fundação Ílidio Pinho e teve a colaboração da Professora Doutora Aida Silva da Escola Superior Agrária, do Chefe Emanuel Faria da Escola Superior de Hotelaria de Coimbra, da Adega Campolargo, do Restaurante Côta, Padaria do Largo, de doceiras da região, de vários alunos, encarregados de educação e funcionários da Escola.
Estiveram presentes, a convite da Direção do Agrupamento de Escolas de Penacova, em representação da autarquia penacovense, a vereadora da Educação, Sandra Ralha e o vereador António Simões, bem como a Confraria da Lampreia e o proprietário do Restaurante “Côta D’Azenha”.
De acordo com Sandra Ralha, "da comunidade escolar têm brotado bons projetos, que aliam o conhecimento curricular à cultura da comunidade, promovendo o concelho e as suas várias atividades, fomentando iniciativas de grande qualidade e demonstrando que todos os intervenientes nas escolas, desde alunos, pais, professores e funcionários, se têm empenhado num compromisso que diferencia muito positivamente as nossas escolas e os seus méritos".