O Município de Penacova viu hoje confirmada a renovação da Bandeira Azul nas suas duas praias fluviais.
O anúncio foi feito no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em Cascais, onde a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu a renovação do Galardão Bandeira Azul às praias fluviais do Reconquinho e Vimieiro, ambas no concelho de Penacova.
Magda Rodrigues, vice-presidente da autarquia de Penacova, sublinha a “satisfação e orgulho na qualidade das praias fluviais e nos seus espaços envolventes” com a renovação deste galardão, “símbolo de qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável”.
A renovada praia fluvial do Vimieiro tem vindo a tornar-se num espaço de eleição ao longo do Rio Alva para quem procura a tranquilidade e serenidade, onde a envolvência do verde e da natureza se traduzem numa bucólica e singular paisagem.
Por seu turno, a praia fluvial do Reconquinho, galardoada desde 2013, é o quadro cénico para quem visita o centro da vila de Penacova, uma deslumbrante paisagem situada na margem esquerda do Mondego.
Em 2022, o Programa Bandeira Azul continua a trabalhar a “Recuperação de Ecossistemas”, uma vez que este tema não se esgota num ano e porque a Fundação de Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education) e a ABAE estão alinhadas com a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.