Uma Escola Serena para uma Vida Plena, foi o mote para o seminário que teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova que, numa organização do Município de Penacova, Projeto MindSerena e Agrupamento de Escolas de Penacova, teve como objetivo debater a importância do recurso às abordagens mindfulness em contexto educativo, tendo como base a experiência realizada no ano letivo 2018-2019 no Agrupamento de Escolas de Penacova.
O Projeto MindSerena, como refere Sandra Ralha, Vereadora com o Pelouro da Educação “reflete o trabalho de diferentes parceiros com responsabilidade na área da educação: o Agrupamento de Escolas de Penacova, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal, mas igualmente, a CIM-Região de Coimbra, já que este projeto, se insere no Programa “Realiza.te”, no âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.” Esta é uma das apostas da política educativa do executivo penacovense que reflete a preocupação na promoção do sucesso escolar, sublinha Sandra Ralha. “209 alunos que frequentaram no ano letivo passado os 6º e 8º anos de escolaridade no Agrupamento de Escolas de Penacova, bem como os seus docentes e encarregados de educação, beneficiaram deste programa, que pretende promover as competências socioemocionais, recorrendo às abordagens mindfulness. Estes alunos, tiveram oportunidade de experienciar nas sessões em que participaram, diferentes abordagens que, lhes transmitiram competências para melhorar a capacidade de atenção nas atividades escolares, reduzir a ansiedade e aprender estratégias para ficarem mais calmos, melhorar a atenção ao corpo e aos movimentos corporais, identificar sensações, pensamentos e emoções e melhorar o comportamento nas relações interpessoais”.
O Projeto de Aprendizagem Socioemocional Mindfulness em contexto educativo foi desenhado por uma equipa multidisciplinar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e, para além das sessões com alunos, promoveu, ao longo do passado ano letivo, oficinas para formação de professores e sessões de sensibilização dirigidas a encarregados de educação e pessoal não docente, promovendo entre outras competências a atenção/concentração, a redução de ansiedade, a regulação emocional, a memorização e a resolução de conflitos.
Nas palavras que dirigiu à plateia, Sandra Ralha, não deixou de referir o seu desejo de que esta experiência, se reflita plenamente no futuro de todos quantos nela puderam participar, quer nos que a implementaram, quer, de uma forma mais particular, naqueles que dela usufruíram diretamente, já que “acredito que este projeto, nos permitiu a todos, um enriquecimento pessoal, a que dificilmente nos tornaremos alheios”.