Localizada na margem esquerda do Mondego, a União das Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego, agrega as Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego, ao abrigo da Lei 11-A/2013.
Oliveira do Mondego, antiga freguesia de Santa Marinha de Cunhedo, também chamada de Oliveira de Cunhedo, pertenceu ao extinto concelho de Farinha Podre, tendo sido anexa ao concelho de Penacova em 24 de outubro de 1855. Na sua área geográfica, que beneficiou imenso da construção das barragens da Aguieira e do Coiço, localizou-se o Porto da Raiva, um dos portos fluviais mais importante do rio Mondego.
Localizada na margem esquerda do Mondego, a antiga freguesia de São Tiago Maior de Travanca, pertencia ao extinto concelho de Farinha Podre. Anexa ao concelho de Tábua a 31 de dezembro de 1853 e ao de Penacova em 24 de outubro de 1855, reintegraria o concelho de Tábua entre 7 de setembro de 1895 e 13 de janeiro de 1898, data em que integrou definitivamente o concelho de Penacova.
A União das Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego tem uma área de 22 Kms2 e, de acordo com os Resultados Prelimares dos Censos de 2021, possui uma população de 956 habitantes, distribuída pelas seguintes localidades: Aguieira, Alto das Lamas, Arieiro, Arroteia, Bairro Martins Soares, Coiço, Covais, Coval, Cunhedo, Lagares, Lavradio, Oliveira do Mondego, Paredes, Portela, Porto da Raiva, Quinta da Conchada, Quintela, Silveirinho, Travanca do Mondego e Vale da Serra.
Endereço: Largo Nossa Senhora da Piedade
3360-135 Oliveira do Mondego
Telef./Fax: 239 456 064
Email: uf.otmondego (at) gmail.com
www.uf-otmondego.pt