Pont-Saint-Esprit é um município e cidade francesa situada no sul do país, no departamento de Gard, região da Occitânia. O concelho tem uma população de 10 940 habitantes (2010).
O acordo de Geminação entre Penacova e Pont-Saint-Esprit foi assinado em 31 de outubro de 1999 por Maurício Marques e Gilbert Baumet. De acordo com o documento, os autarcas assumiam o «compromisso solene de manter laços permanentes entre os dois municípios, de favorecer, em todos os domínios, o intercâmbio entre os seus habitantes, para desenvolver, através de uma melhor compreensão mútua, o sentimento vivo da fraternidade europeia».
Em 28 de agosto de 2002 foi assinado novo documento que reforçava os laços já anteriormente estabelecidos, continuando a fomentar «o intercâmbio em particular nos domínios da cultura, do desporto, do turismo e da educação, de modo a que os dois municípios continuem os esforços de dar a conhecer aos seus habitantes a sua respetiva história, arquitetura e valores económicos das suas comunidades».
A ideia de estabelecer esta geminação surge em 1997, quando o rancho folclórico "As Paliteiras de Chelo" se deslocou a esta cidade do sul de França. Desde então, representantes das duas vilas visitaram-se mutuamente, criando laços de amizade e descobrindo semelhanças e ligações entre as suas gentes.
www.mairiepse.fr
Depois de um período de inatividade, os contactos entre Penacova e Pont-Saint-Esprit foram reativados durante o ano de 2018: