Desde há vários anos que a Câmara Municipal tem vindo a promover o aumento da capacidade de recolha seletiva, procurando assim sensibilizar os Munícipes para a necessidade de reciclar, em prol da sustentabilidade ambiental.
O sucesso da reciclagem depende do nosso comportamento perante o resíduo: se dá para reciclar, é nossa obrigação depositá-lo no ECOPONTO.
O ECOPONTO é a bateria de 3 contentores para a deposição seletiva do vidro, papel/cartão e embalagens, colocada na via pública ou outro espaço público.
A maioria dos resíduos que produzimos é reaproveitável através da reciclagem. Para isso, basta separá-los do restante lixo doméstico para serem depois depositados nos Ecopontos.
Existem atualmente 98 ecopontos distribuídos pelas freguesias e, ainda, 28 vidrões dispostos por todo o concelho.
Em 2021 foram encaminhados para reciclagem um total de 566,8 toneladas de resíduos, mais 35,5 toneladas que no ano anterior (aumento principalmente na recolha de vidro), mantendo a taxa de reciclagem no concelho.
Considerando a população residente de 13113 habitantes (de acordo com os Censos 2021), verifica-se que em 2021, em média, cada munícipe reciclou cerca de 43,2 kg/ano, ou seja: