O Projeto “Caminhos da Batalha do Bussaco” nasceu da conjugação de forças entre o Município de Penacova e a Fundação Mata do Buçaco com a pretensão de fazer um aproveitamento turístico dos locais relacionados com a Batalha do Buçaco. Com a natural evolução do projeto, a este associaram-se posteriormente os Munícipios de Mealhada e Mortágua, tendo todos os parceiros já colaborado em várias iniciativas comuns.
Os “Caminhos da Batalha do Bussaco” são um trajeto turístico-cultural polinucleado que tem como objetivo a salvaguarda, estudo do campo da batalha ocorrida em 1810, bem como a divulgação histórica do tempo e dos factos ocorridos no séc. XIX. Desenhado para permitir uma maior aproximação entre os visitantes e a paisagem circundante, que se pretende progressivamente recuperada e tanto quanto possível próxima ou similar à existente de 1810.
Pretende-se claramente, com a execução do projeto, permitir aos visitantes percorrer o campo da Batalha do Buçaco e conhecer os pontos e factos mais importantes. Estes incluem os locais onde se encontravam posicionados o exército Anglo-Luso e o exército Francês; o local onde se posicionaram o Duque de Wellington e o Marechal Massena durante a batalha; e os dois palcos principais da Batalha: Santo António do Cântaro e respetiva encosta da Serra, bem como, os locais próximos da cerca do Convento Santa Cruz, localizados, nomeadamente, na região de Sula.
Apresentado publicamente à Imprensa com a definição das linhas gerais do mesmo, em 26 de setembro de 2013, no Convento de Santa Cruz do Buçaco, estabeleceram-se já aí alguns dos propósitos para o futuro, destacando-se a necessária investigação histórica e antropológica sobre o evento da Batalha e tudo o que, naquele período, se relacionou de forma direta e indireta nesta região com as Invasões Francesas.
Com a recolha de um importante acervo documental, a investigação está a ser executada pelo Município de Penacova, de forma permanente, tendo a mesma como objetivos claros: contribuir para a reposição da verdade histórica, nomeadamente da importância estratégica que de Penacova no contexto da Batalha do Buçaco e dar a conhecer à população os locais mais emblemáticos da mesma e o percurso das tropas.
Com efeito foram criados produtos de raíz e de conceito original como passeios noturnos encenados, que atravessam locais importantes relacionados com a batalha do Bussaco ou com trajetos percorridos pelos exércitos, ou ainda um arraial oitocentista adaptado à temática das invasões francesas e no contexto da região. Além desta componente mais lúdica, a vertente pedagógica esteve presente na atividade do projeto com a concretização de exposições , colóquios e visitas guiadas que permitem um outro conhecimento sobre os conteúdos abordados.
O Projeto “Caminhos da Batalha do Bussaco” tem pois, ao longo dos últimos anos de existência, através da realização dos vários eventos mencionados, demonstrado que o seu foco principal se prende com a divulgação do território, inserida numa estratégia clara de valorização do mesmo, do seu património cultural material e imaterial e do seu património natural, com particular enfoque para a Serra do Buçaco, mas não deixando de salientar a importância da vertente educativa e informativa. Sendo que, no caso particular do Concelho de Penacova, este Projeto se insere numa estratégia alargada de promoção turística do território que, aposta na diferenciação e potenciação da marca Penacova no turismo militar, nomeadamente no nicho referente às Invasões Francesas.
Dado que, na área geográfica do concelho de Penacova, grande parte do território da Batalha permaneceu inalterado ao longo do tempo, é propósito deste Projeto que a investigação histórica e antropológica a decorrer, culmine na criação de um Centro Interpretativo da Batalha do Buçaco, que explore não apenas o campo de batalha mas toda a região onde se posicionaram as tropas, sinalizando com informação contextualizada os locais mais emblemáticos a fim de proporcionar uma visita autónoma aos mesmos.
Para mais informações ou contactos: www.facebook.com/caminhosdabatalhadobussaco ou caminhosdabatalhadobussaco@cm-penacova.pt