Localiza-se a norte de Penacova, no alcantilado do Montalto que, devido à sua posição estratégica foi ocupado pelas forças anglo-lusas, durante a batalha do Buçaco.
Trata-se de um santuário de montanha, cujas origens remontam até à época pré-histórica. A construção atual é do séc. XVIII, apesar de possuir elementos mais antigos.
No passado foi um importante centro de romaria a que afluíam as populações em redor. Segundo as informações paroquiais de 1721, nesse tempo "os moradores da vila do Botão e os de São João de Figueira" vinham todos os anos em procissão à Sr.ª do Montalto, em cumprimento de um "voto antiquíssimo", trazendo as suas ofertas em tabuleiros à cabeça de donzelas "como tradição antiga". As mesmas informações paroquiais afirmam que "ao pé deste monte, contam os naturais, que nascem umas pedras redondas como seixos, as quais partidas se lhe acha dentro outra pedrinha de tamanho e redondeza de uma noz que com pouca violência se desfaz em pó, e este aplicado à enfermidade da asma é singular remédio, e tanto por singular e único de muitas partes deste reino são procuradas, e como se fossem milagrosas saram os asmáticos, e ficam de todo livres".