Cantinho Solidário

A ideia da criação do Cantinho Solidário foi apresentada pela Câmara Municipal no Plenário do CLAS da Rede Social, em dezembro de 2010, tendo obtido o apoio e concordância de todos os parceiros.

janeiro de 2011: a Câmara  Municipal disponibilizou o espaço.

entre fevereiro e novembro de 2011: recolha, limpeza e organização do espaço e dos bens.

outubro de 2011: elaboração do Regulamento Interno.

14 de dezembro de 2011: inauguração do Cantinho Solidário, no âmbito do plenário do CLAS. 

                                      

 

O que é?

É um espaço sediado nas instalações da Câmara Municipal - Serviço de Ação Social, que tem aos dispor bens e equipamento diversificado que se destina à população que revela vulnerabilidade económica e social identificada pelos diversos Serviços Locais de Ação Social.

 

Objetivo

Colmatar e/ou atenuar necessidades imediatas de indivíduos e/ou famílias carenciadas através da atribuição de bens.

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos municípes em situação de maior vulnerabilidade.

Potenciar o envolvimento da sociedade civil, empresas, instituições e de toda a comunidade na recolha dos bens.

 

Extensão

Associado a esta estrutura, que pretende no futuro organizar campanhas de angariação de bens diversos, conforme as necessidades que forem surgindo o justificarem, existe o Banco de Recolha de Livros e Material Escolar que se encontra sediado na Biblioteca Municipal.

 

Tipo de bens e produtos existentes

O Cantinho Solidário dispõe de bens ou produtos doados por particulares, empresas ou IPSS, que se encontram em boas condições de higiene e/ou utilização, com a finalidade de serem reutilizados, designadamente: Têxteis; Vestuário; Acessórios; Calçado; Brinquedos; Equipamentos de Apoio a recém nascidos; Mobiliários; Outros.

No âmbito do acompanhamento de situações de indivíduos/ famílias em situação de carência extrema e devidamente fundamentadas, o município atribui bens alimentares de primeira necessidade.

 

Destinatários

Pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou com carência económica ou com necessidades de apoio de bens específicos.

 

Parcerias

O Município de Penacova celebrou um protocolo com a empresa H Sarah Trading, Operador de Gestão de Resíduos Têxteis, responsável pela colocação e gestão de contentores de recolha de têxteis e calçado no concelho de Penacova que, no âmbito do referido protocolo estabeleceu uma parceria com o serviço de ação social, através da qual presta apoio de bens sempre que solicitado, tais como mobiliário, eletrodomésticos, roupa de cama, vestuário, calçado, entre outros bens.

Existem parcerias também com as IPSS locais e Cruz Vermelha Portuguesa – Pólo de Laborins, que atribuem bens alimentares a famílias em situação de extrema carência e sinalizadas pelo serviço de ação social municipal e outras entidades concelhias.

 

Localização, Horário e Contato

Edifício das Piscinas Municipais e Biblioteca Municipal

2ª a 6ª das 09H00 às 17H00 239 470 318