No início do ano de 2012 a CIM-Baixo Mondego lançou o Projeto "Teleassistência a Idosos", que tem como objetivo providenciar o serviço de assistência via telefone a pessoas idosas ou dependentes/doentes/com deficiência, em situação de isolamento social, independentemente da sua situação económica. No âmbito do desenvolvimento do projeto foi definido um período experimental, de abril a junho de 2012, em que participaram 10 utentes do concelho de Penacova. A triagem e identificação dos possíveis participantes no projeto piloto, na área do concelho de Penacova, foram efetuadas junto das IPSS, das famílias acompanhadas pelos serviços de Ação Social do município e pelo Programa Conforto Habitacional para Idosos, a decorrer em simultâneo no concelho. Os equipamentos foram colocados no mês de abril às 10 pessoas previamente identificadas.
Apesar do Programa prever que, no final do período experimental de 3 meses, os aparelhos seriam retirados, tal não se verificou tendo ficado definido, em reunião realizada no âmbito da equipa de acompanhamento e na presença de representantes dos diversos municípios, que os equipamentos se manteriam com os utentes até que fossem definidas as metodologias a implementar no futuro. Após a definição dos procedimentos necessários para a implementação definitiva do programa nos concelhos aderentes, foi elaborado um protocolo entre a CIM-BM e os dez municípios que a integram, tendo o mesmo sido aprovado em Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Penacova realizada no dia 8 de outubro de 2012. O Executivo Municipal deliberou que, tendo em consideração a época de crise que o País atravessa e dada a importância de um apoio deste género, que se pretende dê resposta aos municípes que se encontram em situação de maior isolamento e com fragilidades económicas, o serviço de teleassistência a prestar a 25 municípes é gratuito. Assim, até ao final de 2014, data em que finaliza o projeto, a Câmara Municipal de Penacova efetuará uma despesa no valor de 8.563,90 euros. Após a aprovação do Regulamento Interno do Serviço de Teleassistência, decorrerá, no mês de março, um período para apresentação de candidaturas no Serviço de Ação Social do Município.
O que é?
Tipo de apoio prestado através de um acompanhamento telefónico, pensado para melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e auto-estima das pessoas que se encontram em situação de isolamento/solidão. Presta um serviço de 24/24H de assessoria médica telefónica e garante uma intervenção imediata em situações de emergência, nas quais é acionado o envio de ambulância ou de equipa de saúde, assim que o utente pressiona o botão indicado para o efeito. O acesso permanente aos profissionais de saúde e de apoio social é efetuado através de um equipamento de comunicação - telefone de alerta - simples de usar pelos utentes e suportado por rede móvel ou fixa de telefone.
A quem se destina?
A municípes com idade igual ou superior a 65 anos, com baixos rendimentos, que vivam sós, sem apoio de retaguarda e que sejam detentores de telefone móvel ou fixo. As candidaturas poderão ser apresentadas pelos próprios municípes ou, em alternativa, pelos seus familiares.