Porto da Raiva e Barca Serrana

O Mondego foi, durante séculos, a principal via de comunicação entre as populações do interior e do litoral. A inexistência de caminhos-de-ferro, estradas, transportes internos e a rapidez e baixo custo do transporte fluvial transformaram o Mondego, da nascente até à foz, no responsável pela subsistência e economia das populações por ele banhadas. De Penacova partiam embarcações carregadas de madeira, lenha, carqueja e carvão, com destino a Coimbra e Figueira da Foz, trazendo, no regresso, sal, pescado, milho, pipas de vinho e outras mercearias.

Uma percentagem muito grande da população de Penacova dedicou-se sempre a barcagem e atividades complementares ligadas ao rio): barqueiros, carafetes, carroceiros, etc… (Relvas, in Lameiras 1988.

Vários eram os portos importantes no carregamento e descarregamento de mercadorias ao longo do Mondego, a montante de Coimbra, no século XIX e ainda em parte do século XX: Coimbra, Foz do Caneiro, Rebordosa, Ronqueira, Carvoeira, Ponte de Penacova, Vila Nova, Raiva, Carvalhal, Oliveira do Mondego, Almaça e Gondolim (atual Gondelim). De todos estes portos há a salientar a grande importância comercial do Porto da Raiva, que chegou a ser um dos maiores e mais importantes do país ate meados do séc. XIX, e até ao findar da navegação do Mondego o mais importante ao longo deste rio.

   

Era principalmente na Raiva que fabricantes de tecidos, negociantes, recoveiros e estudantes, vindos das Beiras a cavalo ou em carros de bois, tomavam o seu transporte - as barcas - em direção a Coimbra, facilitado pelo Ramal da Raiva - que era uma estrada que passando por nove povoações, fazia a ligação «Estrada Real da Beira-Raiva» (Peixoto 1947, in Lameiras 1988). Na Raiva existia um cais e uma construção destinada ao empilhamento de lenha e madeira a exportar, tal como armazéns de sal (certamente um dos produtos mais transacionados ao longo deste rio) vindo da Figueira e indo depois até Espanha e outras localidades. Aveiro, Coimbra, Lavos, Ílhavo, Porto e província do Minho eram os pontos mais importantes para onde se exportavam as mercadorias saídas do Porto da Raiva.

Ainda no séc. XIX outros dois portos eram de vital importância ao longo do Mondego, que convém também aqui salientar:

  • Foz d' Alva (confluência do Mondego com o Alva) - era o porto mais importante depois da Raiva;
  • Foz do Dão (confluência do Dão com o Mondego) - era um porto importante principalmente no Inverno, quando as águas enchiam o rio. Deste porto a povoação em geral já não tem recordação do seu alcance devido a existência de rochas a partir da Raiva, que tornou o troço inavegável.

Vários eram os sistemas primitivos de transporte no Rio Mondego a montante de Coimbra, no entanto, um tinha lugar de primazia - a barca serrana (designação provavelmente com origem na região litoral, já que na zona o nome pelo qual era comummente conhecida a barca) que assumia, neste contexto, um papel de destaque, encontrando-se no centro das mais importantes atividades económicas e comerciais da bacia do Mondego.

   

Outros transportes existiam na zona: o barco, o barco do lavrador e o barco de Palheiros, menos significativos na altura quer em número (com exceção para o barco do lavrador), quer em eficácia de transporte de carga.

Desaparecidos já na década de 50 do século XX, várias são as razões apontadas para o desaparecimento destes sistemas primitivos de transporte:

  • Uma que nos parece ter sido da maior importância, também responsável pela crise do Concelho de Penacova na altura, já que a barcagem ocupava uma grande parte da população da zona, foi a abertura dos Caminhos-de-ferro da Beira-Alta em 1882, posicionando este meio de transporte como o principal escoamento dos produtos;
  • A abertura de novas estradas e o melhoramento de outras, com o consequente aparecimento da camionagem, quer pública ou privada, embaratecendo e aumentando a rapidez de transporte de mercadorias e pessoas entre a serra e o litoral, foram fatores preponderantes para a cada vez menor importância destas embarcações;
  • O assoreamento contínuo do rio, também provocado pela construção da ponte sobre o Mondego, provocou o alteamento do leito do rio (muito mais no Verão em que os barqueiros eram obrigados a diminuir as cargas transportadas), inutilizando-o para a navegação (Martins, 1940 in Lameiras, 1988);
  • A própria ponte do Mondego não permitia, quando o nível das águas era alto, que as barcas passassem por baixo, desmotivando esta atividade e consequentemente o seu progressivo desaparecimento.
  • O Progresso também não perdoou, e a lenha deu naturalmente lugar a eletricidade e ao gás, preferindo as gentes da cidade técnicas mais modernas mais cómodas e menos poluidoras;
  • Por fim, se tudo isto já não bastasse, a construção da barragem da Aguieira veio pôr ponto final nas ainda pequenas embarcações que teimosamente sobreviveram até essa data.

Desde o desaparecimento destes tipos de embarcações, o Município de Penacova tem feito ao longo dos anos a possível preservação da memória coletiva do seu povo em relação à Barca Serrana, com algumas atividades realizadas nesse sentido. Em Penacova existiu até há pouco no átrio da Camara uma barca em exposição de cerca de 7/8 metros mandada fazer propositadamente para ali ser colocada, e que agora se encontra nas águas do Mondego. O exemplar melhor conservado e sem dúvida o maior de todos, mas porventura não tão rigoroso, é o que se encontra patente no átrio do Museu da Marinha em Belém. Para além destas réplicas em tamanho original, existe um número variado de réplicas em miniatura produzida por artesãos locais, que são possíveis de adquirir no Município de Penacova.